segunda-feira, 31 de agosto de 2009


Fotos serão entregues às equipes
As fotos da Gincana, feitas pela comissão organizadora, serão entregues em CD a representantes das equipes. São cerca de 150 fotos de todos os dias do evento.

sábado, 29 de agosto de 2009

Tudo azul - A Equipe Ar (1B, 2C e 3B), campeã da Gincana do Cefet 2009

Sorte e tática decidiram gincana
A equipe Ar esteve perto de perder a Gincana duas vezes. Ao fm do segundo bloco, quando houve a primeira eliminação, ficou empatada com Água e Fogo, com 11 pontos. A Terra fez 12. A equipe Água saiu por causa de sorteio realizado um dia antes, que estabelecia a ordem de eliminação em caso de empate. Já no último bloco do jogo, o placar era 36 x 34 para a Terra. Foi quando o jogador da Ar resolveu pedir para sair. A tática arriscada funcionou. A equipe perdeu o jogo: 60 x 34. Mas ganhou a Gincana.

Equipe Ar é a campeã da Gincana 2009
Mais uma vez, a tarefa "Pede pra sair" decidiu a Gincana do Cefet. A prova é um jogo de perguntas e respostas em que ao fim de cada bloco, o participante tem a oportunidade de pedir para sair, levando os pontos que fez até então, ou continuar e correr o risco de sair de mãos abanando. O jogo tem quatro blocos. A equipe Terra liderou todos. A disputa no último bloco foi com o representante da Ar, que pediu para sair. Com isso, levou os pontos conquistados até aquele momento. Mas os 60 da vitória na tarefa não foram suficientes para que a Terra vencesse a Gincana. Com isso, Ar foi a campeã, com 238,20 pontos, seguida da Terra (224,40). Fogo ficou em terceiro (169,80), à frente da Água (161,40).

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Equipe Água durante as tarefas prévias: final é amanhã

Gincana começa às 7

A final da Gincana do Estudante 2009 será amanhã. Haverá três tarefas, valendo 180 pontos. Ao todo, a Gincana vale 300. Mas 120 já foram distribuídos nas tarefas prévias, que acontecem desde o início de agosto. Como a equipe que está na liderança tem apenas 17 pontos de vantagem, a prova final - um quiz sobre atualidades e conteúdos de disciplinas - deve decidir a equipe campeã, como no ano passado. Isso porque a Pede pra sair é um jogo de blefe, em que os participantes têm a chance de pedir para sair e levar os pontos conquistados se achar que está em último lugar - os pontos não são revelados durante o jogo. Em 2008, a equipe que chegou ao sábado na frente tinha 16 pontos sobre a segunda e terminou a Gincana em terceiro. Veja como serão as provas de amanhã no Woofer da Gincana: http://woofertime.com/woof/68189.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os mascotes das equipes: uma minhoca articulada (Terra), um... Pica-pau azul? (Ar), o Pedro (Água) e uma diaba sensual (Fogo)

Tarefas prévias terminam com AR 17 pontos à frente
Nesta quinta aconteceram as duas últimas tarefas prévias da Gincana 2009. De manhã, houve uma sessão de mímica que não alterou o placar. Todas as equipes conseguiram acertar os tópicos: filmes, personalidades, objetos e música. Cm isso, os quatro times levaram 10 pontos cada um. Já à noite, as equipes tiveram mais uma rodada de digitação de mensagem no celular. Não se saíram bem. A equipe Terra fez 2 pontos, enquanto Ar, e Fogo marcaram 1, cada uma. Água ficou com zero. Ao fim das tarefas prévias, o placar mostra Ar na liderança, com 89 pontos, seguida de Terra (72). Em terceiro aparece a Água, com 66. Fogo ficou em último: 63. Mas tudo pode mudar. No sábado acontece a final, com 180 pontos em jogo.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Minhocão, mascote da Equipe Terra, posa para foto com a Luciânia. A equipe diminuiu distância da líder, Ar.

Vantagem da equipe Ar cai para 18 pontos
Após a sexta tarefa da Gincana, a equipe Ar continua na liderança. Mas a vantagem, que já foi de 26 pontos, caiu para 18 e ainda faltam duas tarefas, de 10 pontos cada uma, para o fim da primeira etapa, que vale 120. No sábado, serão distribuídos mais 180. Esta quarta-feira teve duas tarefas. Na primeira, os alunos tinham de digitar em 50 segundos uma frase no celular. Nessa prova, as equipes Fogo e Água fizeram 10 pontos cada uma. Terra e Ar fizeram 9. Já à noite, houve uma disputa de chutes ao travessão. A Equipe Terra marcou quatro, das cinco tentativas e angariou mais 8 pontos. Água fez 6 pontos, Ar; 2 e Fogo, zero. Com isso o placar agora mostra Ar na liderança, com 78, seguida de Terra (60). Fogo e Água estão empatadas, com 52 cada uma.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nós de agosto já está disponível
O jornal Nós, do Cefet-MG de Divinópolis, já está disponível para download: http://www.divshare.com/download/8285389-76d.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Alunos da Equipe Ar, líder de momento da Gincana

Líder das tarefas prévias terminou em 3º, em 2008
A Equipe Verde, vencedora da gincana do ano passado, fechou sua participação na primeira etapa - Tarefas Prévias - 16 pontos atrás da Branca, Líder (50,7 x 66,7). Mas terminou a gincana 41 pontos à frente da Amarela, segunda colocada. A Branca, vencedora das tarefas prévias, ficou apenas com o terceiro lugar. Neste momento, a Equipe Ar lidera com 24 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Terra. A diferença, é que ainda há 40 pontos em disputa nesta etapa. Isso, além dos 180 pontos que serão distribuídos na final, dia 29, mostra que nada está decidido. A diferença entre Terra e Água, última colocada, é de apenas 3 pontos. Veja como foi a disputa do ano passado: http://gincanacefet.blogspot.com/.
Esse ser tem despertado curiosidade nas disputas da Gincana. O que é isso? O que ele quer? (o de marrom, o outro é o Pedro)

Quarta tarefa mexe na classificação
A quarta tarefa da Gincana foi uma disputa de pênaltis. Cinco pessoas - três alunos do curso de engenharia mecatrônica e dois servidores previamente recrutados pelas equipes - tinham três chances de acertar com a bola o travessão do gol. Cada acerto valia dois pontos. Apenas a equipe Água teve só um acerto. As outras carimbaram três vezes cada uma a trave, conquistando seis pontos. Com isso, a equipe Ar continua liderando, com 67 pontos. Mas houve alterações nas demais posições. A Terra subiu da terceira posição para a vice-liderança, com 43 pontos. Em terceiro agora está a Fogo (42), que entregou a lanterninha para a Água: 40.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Luciânia, durante a Gincana: torcendo para todos.

Ganhou, mas não levou
A terceira tarefa da Gincana foi uma dança das cadeiras. Mas, com um detalhe. Cada um dos alunos que corriam em torno das cadeiras levava no bolso um envelope. Dentro, a pontuação a ser obtida pelo vencedor da dança. Mas nem todos os envelopes eram favoráveis aos vencedores. A equipe vencedora - Ar - tirou o envelope que continha a seguinte surpresa: "Você ganhou 6 pontos e as demais equipes, 10". Apesar disso, a equipe Ar continua liderando a gincana com 61 pontos, seguida pela Água, que tem 38. Em terceiro está a Terra, com 37. Fogo vem logo após, com 36 pontos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Equipe Fogo vence 2ª tarefa
O desafio era arremessar um aviãozinho de papel o mais distante possível. Cada equipe tinha três tentativas. A equipe Fogo venceu com folga a prova e levou mais 10 pontos. Em segundo ficou a Ar, com 5, seguida de Água (4) e Terra (3). O placar geral agora tem AR: 55; ÁGUA: 28; TERRA: 27 e FOGO: 26. Até agora foram distribuídos apenas 20% do total da Gincana (300). A equipe Fogo reclamou à comissão que teria sido prejudicada com erro na tarefa de caça ao tesouro. A comissão vai se reunir para avaliar a reclamação. Siga as notícias da Gincana na Twitter: www.twitter.com/gincanacefet.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Correção
A Equipe Fogo fez 16 e não 8 pontos, como divulgado anteriormente. Então: Ar: 50; Água: 24; Terra: 24 e Fogo: 16.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Twitter agilizou prova
Enquanto as equipes corriam atrás das pistas da tarefa "Quem procura...", em Divinópolis, o desempenho de cada uma era monitorado a partir da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É que o professor responsável pela tarefa participa nesta semana de seminário na UFRJ. A coincidência de datas se deveu ao adiamento do início das aulas, provocado pela Gripe A. O acompanhamento a distância só foi possível porque as pistas foram codificadas. A cada pista encontrada, a equipe enviava uma senha única para um número de celular fornecido previamente. A partir daí, as notas eram lançadas imediatamente no Twitter, o que permitia às equipes acompanharem seu desempenho em tempo real. O Twitter é um microblog de fácil manuseio, que posta mensagens curtas.
Códigos, fotos, coordenadas
A tarefa "Quem procura..." deste ano durou três dias. Foram empregados diversos recursos para aumentar o nível de dificuldade. No ano passado, a prova foi resolvida em apenas um dia. Uma tática foi a recorrência a coordenadas. A Equipe Ar foi a que mais eficientemente conseguiu chegar aos pontos estipulados. Em um caso, encontrou, através da indicação de coordenadas, um banco em frente a uma Igreja da cidade. As pistas usaram ainda fotos antigas e sem foco, desenhos estilizados, códigos ainda em uso como Braile e Asc, além de alguns bem antigos. A tarefa final, resolvida apenas pela Equipe Ar, por exemplo, usava uma tática do antigo Império Romano. O código César era usado para camuflar informações, principalmente nas guerras, dificultando a leitura rápida. A próxima tarefa da Gincana acontece na semana que vem. As notícias podem ser acompanhadas também pelo twitter @gincanacefet. As pistas das demais equipes continuam escondidas, mas achá-las não vale mais pontos.
Equipe Ar vence primeira tarefa
Termina a prova "Quem procura...". A equipe AR venceu e tem 50 pontos. Em segundo ficaram TERRA e ÁGUA com 24 cada uma. A equipe FOGO terminou a tarefa com 8 pontos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Equipe Ar passa à frente
A Equipe Ar está próxima de vencer a primeira tarefa da Gincana. Agora tem 32 pontos e bem perto de achar o "tesouro". Água está em segundo, com 24 pontos, seguida de Terra (8) e Fogo, com 0.
Equipes Ar e Água lideram
Em dois dias de Gincana, as equipes ainda estão longe de concluir a primeira tarefa, a "Quem procura...". Até a tarde desta terça, duas equipes estavam empatadas. Ar e Água desvendaram três pistas e somavam 24 pontos cada uma. Em terceiro, com apenas uma pista desvendada, aparece a Terra (8 pontos). Fogo não conseguiu resolver nenhuma pista e permanece com zero.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Equipes cumprem primeira tarefa
As equipes continuam tentando desvendar as pistas da tarefa "Quem procura...", a primeira da Gincana do Estudante 2009. Até este momento, as equipes Água e Ar têm 16 pontos cada uma, seguidas da Terra, com 8. A equipe Fogo ainda não fez nenhum ponto. No total, a prova distribui 50 pontos. Acompanhe passo a passo o desempenho de sua equipe no Twitter da Gincana: @gincanacefet.
Gincana começa
As equipes da Gincana 2009 foram formadas por sorteio. A distribuição de turma ficou da seguinte forma: Equipe Fogo: 1C e 3A; Ar: 1B, 2C e 3B; Terra: 2B e 3C e Água: 1A, 2A e turmas de Informática da noite. A tarefa "Quem procura..." já começou e até as 13 horas apenas as equipes Ar e Água haviam conseguido desvendar a primeira pista. Quaisquer dúvidas quanto a essa tarefa devem ser levadas ao Guilherme, na Direção de Ensino, que vai contactar a comissão.

domingo, 9 de agosto de 2009

Reunião será às 11
A reunião que dá início à Gincana do Cefet 2009 acontece amanhã, dia 10, às 11 da manhã. Será na sala do 2ºC. Além da formação das equipes, será entregue a primeira pista da tarefa "Quem procura..."

domingo, 2 de agosto de 2009

Início das aulas é adiado
A direção geral do Cefet, em BH, decidiu na noite de hoje, adiar o início das aulas no estado. A data mais provável para a volta às aulas é o dia 10, próxima segunda. Por isso, essa data está sendo tomada como início da Gincana.

sábado, 1 de agosto de 2009

Gincana começa dia 10 de agosto
Na segunda, 10, os organizadores da Gincana do Cefet vão realizar reunião com os líderes de turmas da escola. O objetivo é repassar aos alunos as tarefas do evento e fazer o sorteio das equipes. A Gincana tem início logo ao fim da reunião, quando será entregue a primeira pista da tarefa "Quem procura...", uma espécie de caça ao tesouro. Este ano, a Gincana será diluída durante todo o mês de agosto, a fim de que a final, que será dia 29, possa ter a duração reduzida.
Maioria das tarefas acontece no intervalo
A Gincana 2009 terá quatro equipes, designadas pelos nomes de Fogo (Vermelha), Terra (Preta), Água (Verde) e Ar (Azul). O sorteio para distribuição dos alunos nas equipes será feito na segunda, 10 de agosto, pela manhã, em horário e local a ser comunicados. Este ano, haverá dois tipos de tarefas: as Prévias e as Finais. As tarefas Prévias são aquelas que acontecem antes do dia da final da Gincana. Já as finais acontecerão no sábado da final, dia 29 de agosto.

TAREFAS PRÉVIAS - Serão 8, as tarefas prévias que, somadas, distribuirão 120 pontos - 50 pontos a tarefa prévia "Quem procura..." e 10 pontos cada uma das outras 7 tarefas. A tarefa "Quem procura..." é uma caça ao tesouro. A primeira pista será entregue às equipes no dia 4 de agosto. Com exceção da "Quem procura...", as tarefas acontecerão no horário do intervalo. Nenhuma tarefa requer grande preparação prévia e nem gastos. Todas as equipes participam de todas as tarefas. Acontecem tarefas de manhã, nos dias 19, 20, 21, 26 e 27 de agosto. Já no intervalo da noite, haverá tarefas dias 26 e 27.

TAREFAS FINAIS - As Tarefas Finais são aquelas realizadas no dia 29 de agosto. Este ano, as tarefas finais serão apenas três: Abertura (60), Pede pra sair (60) e Relâmpago (30) - e somadas valem 150 pontos. Além disso, serão avaliados a Animação (10), a Organização/Fair play (10) e o Jingle (10). A Gincana, portanto, vale 300 pontos. É importante ressaltar que este ano, as tarefas prévias valem 40% do total de pontos. Em 2008, valiam 28%.
Regras para o sorteio das equipes
Na formação das equipes, as turmas não serão desfeitas, atendendo a pedido dos alunos. Dessa forma, torna-se impossível que as equipes tenham o mesmo númeo de alunos. O sorteio, portanto, vai decidir a distribuição das turmas, mas tomando-se o cuidado de se evitar que haja apenas alunos do mesmo curso em uma equipe. O sorteio terá a seguinte sequência:
1 - Estabelecer como cabeças de chave: 3A, 3B, 3C e Noite (2B e 3B)
2 - Sortear dos nomes das equipes: Fogo (Vermelha), Água (Verde), Ar (Azul) e Terra (Preta) entre esses quatro grupos
3 - Sortear duas equipes que terão três turmas
4. Sortear distribuição das turmas nas equipes. Não serão colocadas turmas do mesmo curso juntas.